Skip to main content

SOBRE DIABETES

A Diabetes é uma doença crônica que tem como principal característica a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) e a incapacidade de produção de insulina pelo pâncreas.

A insulina, que é o hormônio que regula a glicose no sangue é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo e garante que a principal fonte de energia de nosso corpo, obtida por meio da digestão dos alimentos, seja aproveitada.

Com a diminuição da produção de insulina, olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos são afetados por causa da grande quantidade de açúcar no sangue, ocasionando no mau funcionamento desses e outros órgãos e consequentemente infartos, derrames, glaucoma, insuficiência renal entre outros.

Tipos de Diabetes:

  • Diabetes Tipo 1 (DM 1) onde o próprio organismo produz anticorpos que destroem as células beta pancreáticas do organismo levando a deficiência de insulina.
  • Diabetes Tipo 2 (DM 2) onde a ação da insulina é dificultada e o nível de glicose aumenta gradativamente no organismo, resultando num quadro de resistência insulínica.
  • Outros Tipos de Diabetes - Outros tipos de diabetes são bem mais raros e incluem defeitos genéticos da função da célula beta (MODY 1, 2 e 3), defeitos genéticos na ação da insulina, doenças do pâncreas (pancreatite, tumores pancreáticos, hemocromatose), outras doenças endócrinas (Síndrome de Cushing, hipertireoidismo, acromegalia) e uso de certos medicamentos.
  • Diabetes Gestacional – onde há uma sobrecarga de glicose e um aumento da resistência à insulina, o que pode ter consequências maléficas para a mãe e o bebê. No entanto, na maioria dos casos, esse quadro é equilibrado com o término da gravidez

Hoje , segundo dados da Sociedade Brasileira do Diabetes, no Brasil há mais de 13 milhões de brasileiros vivendo com diabetes o que faz com que o País ocupe o 4º lugar no mundo com mais pacientes diabéticos.

Mas é possível viver e viver bem, com qualidade de vida, sendo diabético.

Atualmente existe no mercado, uma variedade de alimentos, produtos e serviços especializados no controle da diabetes. De adoçantes, comidas congeladas, doces, cosméticos, insulina, aparelhos de medidores de glicose até aplicativos mobiles até monitores de glicemia que se conecta diretamente no celular, as novidades tecnológicas facilitam o dia a dia e o tratamento da diabetes.

Ficar a par dessas novidades e compartilhar experiências são os propósitos do DIABETES ON – o evento que vai mudar a forma de viver o diabetes.

Venha conhecer de pertinho opções de tratamentos, novas tecnologias e diversos produtos especialmente elaborados para pacientes diabéticos. Faça amigos, participe de nossas palestras interativas e aproveite para tirar suas dúvidas com os profissionais de saúde que estarão presentes no nas nossas palestras e durante o evento. Faça já sua inscrição e desfrute de todas as facilidades que só o DIABETES ON oferece!