Skip to main content

O IMPORTANTE PAPEL DA CONTAGEM DE CARBOIDRATOS NA ALIMENTAÇÃO DAS PESSOAS COM DIABETES

O IMPORTANTE PAPEL DA CONTAGEM DE CARBOIDRATOS NA ALIMENTAÇÃO DAS PESSOAS COM DIABETES A contagem de carboidratos indica a importância do controle e flexibilidade alimentar, iniciativa deve ser combinada com alimentação saudável e atividade física para manter o bom controle do diabetes

A Contagem de Carboidratos é um dos pilares do tratamento do diabetes, fundamentada na proposta de uma alimentação saudável. É uma técnica criada com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aumentando a flexibilidade alimentar e promovendo uma estabilidade entre a quantidade de carboidratos, dose de insulina e a glicemia.

Números
Segundo a Federação Internacional de Diabetes, mais de 16 milhões de brasileiros são portadores de diabetes, e no mundo, 425 milhões de pessoas sofrem da doença. A contagem de carboidratos é recomendada há mais de 20 anos, especialmente aos pacientes com diabetes do tipo 1 para ajustar a dose de insulina prandial (insulina de ação rápida), de acordo com a quantidade de carboidratos ingeridos em cada refeição.

Quantidade de Carboidratos nos alimentos
Com o propósito de melhorar a qualidade de vida e fornecer opções alimentares saudáveis, pacientes com diabetes devem saber a quantidade de carboidratos dos alimentos para poder determinar a dose de insulina que deve ser utilizada antes de cada refeição. A quantidade de carboidratos contidas nos diferentes tipos de refeições pode ser encontrada em aplicativos, tabelas nutricionais ou nos rótulos dos alimentos industrializados.
É primordial medir a glicemia antes de cada refeição e duas horas após as refeições para verificar o efeito dos alimentos sobre a glicêmica. "É o especialista da área da saúde que definirá a quantidade de calorias que devem ser ingeridas ao longo do dia para manter-se saudável. Além de estabelecer a porção de carboidrato a ser consumido nas refeições de acordo com a necessidade de cada indivíduo", ressalta a nutricionista Renata Rosseto, da Roche Diabetes Care.

O que comer
Para cozinhar mais e de maneira mais saudável em casa ou na hora de comer fora quem tem diabetes conta com algumas categorias de alimentos que são verdadeiras aliadas. A pessoa deve incluir na dieta fibras com a ingestão de cereais integrais, leguminosas, frutas frescas e vegetais, e gorduras boas como azeite, frutas oleaginosas (castanha-do-pará, de caju, amêndoa etc.), peixes e carnes magras. Por outro lado, deve-se controlar bastante e, em alguns casos até evitar, o consumo de gordura saturada, alimentos ultra processados, açúcar, sal e frituras. Comer bem, com qualidade e equilíbrio é uma maneira de atuar na prevenção de doenças, pacientes com diabetes devem se alimentar de forma saudável, fazer atividade física e fazer um acompanhamento regular com o médico.

Quer conhecer a terapia que transforma diariamente a vida de pessoas com diabetes?
Acesse: http://www.combo.accu-chek.com.br/

Fonte: Roche
Data: 31/05/2021